01

C.S. Montalegre | 2008-2009

DescriçãoFicha técnica

 

Objetivo
Reorganização | remodelação da ala destinada ao Serviço de Urgência Básica, localizada entre as Unidades de Ambulatório e de Internamento.
No âmbito da intervenção integrou-se também a realização de um armário para gases medicinais e de um espaço técnico para as bombas de vácuo, a instalar no topo do volume da Unidade de Internamento.
Intervenção
A área de reconstrução a realizar foi a mais significativa, representado cerca de 87% da área total. A restante área edificada ficou adossada ao volume existente, correspondendo a uma expansão para Norte da antecâmara de entrada, da recepção | admissão e da zona de espera, sob uma pala de proporções adequadas à circulação de ambulâncias.
Organização funcional | volumetria:
O projeto teve como maior desafio a conciliação dos novos espaços com o serviço que já era fornecido pela sala de raio X à Unidade de Ambulatório. Os custos de transladação desta sala depressa foram descartados, obrigando à adequação do programa funcional que se veio a implementar ao espaço disponível.
Em termos volumétricos, o sucesso da intervenção residiu na dimensão e alinhamentos da pala exterior. A presença discreta deste elemento deu mais unidade ao edifício que já existia e transformou radicalmente o espaço caótico da antiga entrada do serviço de atendimento permanente deste Centro de Saúde.