00

Gimnodesportivo de Maceda | 2008-2012

DescriçãoFicha técnica

 

Objectivo
A empreitada lançada pela Câmara Municipal de Ovar teve por objectivo a construção de instalações apropriadas para a aprendizagem de voleibol, basquetebol, hóquei em patins e futebol de salão.
Implantação
O terreno disponibilizado integra-se numa área urbana maior que, devido à sua facilidade de acessos e proximidade com vias importantes ficou reservada, no âmbito do Plano Director Municipal, para construção de equipamentos de interesse concelhio.
O edifício projectado está implantado no lado poente do terreno, junto ao cruzamento das vias que o servem, formando com elas uma pequena praça pedonal pavimentada. A área restante de terreno (a norte e nascente) ficou reservada para construção futura de campos de jogos ao ar livre. No topo nascente /sul, instalou-se um parque de estacionamento para autocarros escolares e veículos ligeiros.
Organização funcional | volumetria
O programa-base do pavilhão desportivo tem por directrizes as Fichas Técnicas elaboradas pelo Instituto do Desporto de Portugal. Contempla 5 grupos funcionais integrando-os em três volumes. O principal, com cércea total de 9,24m alberga o espaço nuclear da construção (área de jogo com 44x25m) e uma bancada fixa dimensionada para cerca de 300 espectadores sentados. Os secundários, de cércea inferior, englobam os espaços do átrio de entrada, o bloco de recepção /administração, as instalações sanitárias de público, os balneários e sanitários de praticantes e monitores, a sala de primeiros socorros, a cafetaria, a arrecadação de material desportivo e as áreas técnicas necessárias.