01_Móvel Escritório

Móvel Escritório | 2011

DescriçãoFicha técnica

 

Materiais
Estrutura e módulos em MDF hidrófugo lacado, tampo em vidro temperado fosco, puxadores em aço inox escovado e “rasgo” em acrilico fosco com iluminação LED.
Dimensões
3500 x 2450 x 380 mm (largura x altura x profundidade)
Programa
Desenvolver um movél de parede para um escritório pessoal, que permitisse guardar livros e integrar uma zona de trabalho.
Condicionantes
O móvel deveria integrar as funções de armazenamento de livros e posto de trabalho, e para tal só tinha uma das paredes do compartimento disponivel. Essa parede, no enfiamento da porta de entrada no compartimento, é a unica que dispoem das ligações à eletricidade e dados indispensavel ao posto de trabalho. 
O desenho da móvel propôs-se cumprir os seguintes objetivos
Acesso ao compartimento – Tendo em conta que o móvel nasceria na parede do enfiamento da porta, era necessário resolver a relação entre a ocupação da parede e o acesso ao compartimento. O problema ditou uma série de inflexões do móvel criando um movimento de afunilamento até à porta.
Armazenamento de livros – O móvel tenta ocupar a maior área de parede disponivel. O desenho do móvel pretende levar esta premissa até ao limite do possivel sem esquecer a escala do utilizador.
Posto de trabalho – Sendo um móvel que tinha de priviligiar o armazenamento de livros e tendo em conta que este deveria ser opaco, sentimos a necessidade de contrariar todo este volume imposto. O posto de trabalho, mais delicado e fluido, tenta introduzir uma nova dinâmica ao conjunto, surgindo de um contramovimento amplo que rasga o móvel de ponta a ponta. O rasgo no móvel, como elemento de luz, cria uma iluminação de apoio ao posto de trabalho e iluminação ambiente ao compartimento.