01

Secretária Segurança_Ed. Atlântico | 2004

DescriçãoFicha técnica

 

Materiais
Estrutura em MDF hidrófugo lacado a preto, frente em chapa quinada de aço inox escovado e pés em aço inox escovado.
Dimensões
2520 x 750 x 600 mm (largura x altura x profundidade)
Programa
Desenvolver uma secretária destinada a servir de posto de trabalho ao segurança do condomínio.
Condicionantes
O móvel deveria integrar as funções de posto de trabalho com acesso a PC, para monitorização das diferentes áreas do condomínio, bem como para guardar alguns objetos do segurança e do próprio condomínio. A localização da secretária estava condicionada pelas ligações à eletricidade e dados (indispensável ao posto de trabalho) e colocava-a no enfiamento de uma rampa de acesso ao jardim.
O desenho da secretária propôs-se cumprir os seguintes objetivos
Integração – A imagem da secretária surge da vontade de desenvolver um objeto que se integrasse pacificamente no átrio principal, onde predomina o granito preto Zimbabwe (a revestir o pavimento e lambrim) e as paredes e teto pintadas de branco. A envolvente leva-nos a optar por uma solução construtiva/imagem que recorre ao uso do MDF lacado a preto com elementos em aço inox, de forma a estabelecer uma ligação cromática com a envolvente.
Desenho – O desenho do átrio foi o ponto de partida para o desenho da própria secretária. Concebido como um volume paralelepipédico solto do chão, o móvel vê a sua localização (no enfiamento da rampa de acesso ao jardim) determinar uma torção por forma a impedir que as pessoas passassem por trás do mesmo. A torção é conseguida com o recurso aos módulos de gavetas que acabam por balizar/proteger o posto de trabalho.
Funcionalidade – Consegue integrar todo o equipamento necessário ao funcionamento do posto de trabalho, escondendo tanto a torre do PC como todo o tipo de cabos que o servem.