01

U.S. Escapães | 2010-2012

DescriçãoFicha técnica

 

Objectivo
Construção de uma Unidade local de Saúde no centro da freguesia de Escapães, em terreno de forma poligonal e superfície de 3350 m², localizado próximo da Rua de Camilo Augusto Correia e de instituições locais.
O projeto inclui o estudo e organização do parque de estacionamento que o município da Feira pretende construir no lote adjacente e que serve de acesso e estacionamento aos utentes da Unidade.
Implantação
O edifício desenvolve-se ao longo da maior dimensão do lote. Tem forma paralepipédica, e está balançado num muro de contenção de terras, a sul. Para garantir a boa insolação e ventilação dos espaços de trabalho e atendimento, prevêem-se dois pátios, um dos quais pavimentado.
Na extrema norte do lote mantém-se uma via privada para acesso de funcionários, trabalhos de manutenção, recolha de lixos camarários, combate eventual a incêndios e abastecimento /descarga de produtos, tanto de material clinico como de consumíveis e gases medicinais.
Organização funcional
Para optimização dos recursos humanos disponíveis, o átrio de entrada congrega o posto do segurança, a recepção /secretariado /atendimento, a zona de espera e permite um acesso sifonado por antecâmara às instalações sanitárias de utentes.
As áreas funcionais de cuidados de saúde desenvolvem-se ao longo de uma circulação estrutural (uma espinha dorsal) de 1,50m de largura, localizando-se primeiro os espaços destinados a tratamentos /enfermagem, de maior afluência pública e, em seguida, os espaços de saúde materna /infantil e os gabinetes médicos. Ao fundo da circulação deste módulo ficam localizadas as áreas do grupo funcional de apoios gerais, que são também servidas pela entrada de serviço da fachada poente.